Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional do Crochê


O Crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda.

Tipos


O crochê tunisiano, conhecido como crochê/ tricô utiliza uma única agulha, de gancho, onde consegue-se fazer os pontos.

Origens


A palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterraneo . Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.



A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Brachardiee desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um.






Fonte: Wikipédia





Comentários

  1. Oi Desi!!
    Amei o post....vc pesquisou mesmo...rs
    Bjos!!!
    www.pontodopontocruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacira!!
      Pesquisei sim.. até o primeiro resultado do google.. kkkkkk

      Beijinhos Flor!!
      Muito Obrigada pela Visita!!

      Excluir
  2. Amiga obrigada pela visita volte sempre beijos boa quinta para vc...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gráfico - Caminho de Mesa Crochê Filé

Boa tarde minhas lindas!!!  A pedidos fiz o gráfico do meu caminho de mesa em crochê filé!!  Utilizei Barbante nº 4 e agulha nº 3.25 Tamanho: 1,00 x 36 cm Execução: Iniciar com 76 correntinhas + 5 para começar o trabalho. 1ª Carreira: 1 ponto alto na 7 correntinha a contar da agulha, 2 correntinhas, 1 pontos alto pulando 2 correntinhas.. repetir por mais 24 vezes, dendo um total de 25 quadradinhos. Seguir o gráfico.. Meninas... pode compartilhar o gráfico.. só peço que não retire os créditos =) Beijinhos Tenham uma linda semana!! 

Capa de Botijão de Gás em Crochê

Boa tarde minhas lindas!!!  Acabei de concluir mais uma encomenda!!  Capa da Botijão de Gás Essa fiz liza sem as Flores na barra Utilizei Barbante nº 6 Lilás Vídeo aula: Tenham um lindo final de semana!!  Beijinhos! 

Tapete Feliz Natal de Crochê - Fio conduzido

Oi! Tudo bem??  Hoje eu trouxe um post completo para você com o Tapete Feliz Natal de Crochê!  Nesse post tem a videoaula completa, o gráfico e a contagem de pontos!  Para a confecção utilizei a Técnica do Fio Conduzido! Mais o que é fio conduzido?  Fio conduzido é a técnica onde trabalha-se com 2 fios ou mais na mesma carreira, trocando de cor de acordo com o que o gráfico ou videoaula pede. Para  a troca de fio, esconde-se o fio que não está utilizando sobre a carreira de base, dessa forma não precisa cortar a cada troca de cor, e o fio fica escondido entre os pontos da carreira, formando o desenho do tapete. Lista de Materiais: - 1 Novelo de Barroco Maxcolor 400g nº6 Vermelho (3501) - 1 Novelo de Barroco Maxcolor 200g nº 6 Branco (8001) - 1 Novelo de Barroco Maxcolor 200g nº6 Trevo (5242) - Agulha de crochê 4,0 mm - Cola Patch para a aplicação - Tesoura para arremates da Círculo S/A Videoaula Parte #1: Videoaula Parte #2: Mini